UncategorizedO que você precisa saber sobre o novo recurso...

O que você precisa saber sobre o novo recurso de intérprete de código do ChatGPT

-

O que você precisa saber sobre o novo recurso de intérprete de código do ChatGPT

Por The New York Times | Yiwen Lu

SAN FRANCISCO — Nos últimos meses, o ChatGPT, o chatbot baseado em IA desenvolvido pela OpenAI, impressionou o mundo com o texto que pode gerar. Agora, o chatbot volta a encantar os usuários com a criação de gráficos e mapas, além da conversão de imagens em vídeos.

Isso se deve a um novo recurso que a OpenAI lançou na semana passada para assinantes do ChatGPT Plus chamado interpretador de código. A seguir, contamos o que você deve saber sobre isso.

O que é um interpretador de código?

O interpretador de código permite ao ChatGPT analisar dados, criar gráficos, resolver problemas matemáticos e editar arquivos, entre outros usos. Ele também suporta upload e download de arquivos, o que não era possível no ChatGPT antes.

Na quinta-feira, esse recurso foi disponibilizado para assinantes do ChatGPT Plus, um serviço que custa US$ 20 por mês. Existem outros recursos semelhantes, disponíveis exclusivamente para assinantes do serviço, que dão aos usuários do ChatGPT acesso a serviços de terceiros como Expedia e OpenTable.

Como funciona o interpretador de código?

Quando alguém faz uma pergunta ao ChatGPT, o chatbot adivinha uma resposta com base em uma tecnologia chamada modelo de linguagem grande, que prevê a próxima palavra em uma sequência.

Mas quando o interpretador de código é ativado, o ChatGPT grava e executa um trecho de código para encontrar a resposta, conforme declarado pelo OpenAI. Isso permite que o chatbot execute novas tarefas que antes não conseguia, como produzir cálculos complexos e gerar gráficos com base nos dados que um usuário carrega no serviço e o código conclui.

Alguns argumentam que o interpretador de código reduz a probabilidade de erros, uma reclamação comum sobre modelos de linguagem grandes.

“O código encontra objetivamente a solução correta”, explicou Ethan Mollick, professor associado da Universidade da Pensilvânia, que testou o interpretador de código por dois meses antes de seu lançamento.

Para que as pessoas usam o interpretador de código?

O uso mais comum do interpretador de código é a análise de dados.

Com uma instrução como: “Diga-me o que há de interessante nesses dados”, o ChatGPT pode revisar os dados de um usuário, como informações relacionadas a finanças, saúde ou localização, e produzir ideias sobre eles. Analistas financeiros já encontraram formas de utilizar a ferramenta em seu trabalho, como análise de preços de ações e elaboração de orçamentos.

Os pesquisadores também começaram a usar a ferramenta para visualizações criativas de dados. Mollick disse que recentemente usou o interpretador de código para criar um gráfico 3D da parada Billboard Hot 100 e produzir um mapa animado de todos os faróis dos Estados Unidos. Algumas pessoas também usaram o interpretador de código para converter formatos de arquivo, como converter imagens em vídeos ou documentos PDF em fotos.

Arvind Narayanan, professor de Ciência da Computação na Universidade de Princeton, alertou que as pessoas não devem confiar demais no interpretador de código para analisar dados, pois a IA ainda produz resultados incorretos e informações incorretas.

“A análise adequada de dados simplesmente requer muito pensamento crítico sobre os dados”, concluiu. O site da OpenAI é visto em um computador em Nova York, em 10 de julho de 2023. (Jackie Molloy/The New York Times).

Portal de Montevidéu

más discutido